domingo, 4 de março de 2007

Deus abençoe a educação

Haddad deve apresentar a Lula medidas para melhorar educação


O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve apresentar oo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, amanhã (5), um conjunto de medidas para melhorar a educação básica (ensinos fundamental e médio).

A última pesquisa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostrou que as notas dos alunos de escolas públicas e particulares pioraram em dez anos. A média das avaliações em 2005, última edição do Saeb, é inferior à de 1995. No Saeb 270 mil alunos, de 4ª série e 8ª do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio, fazem provas de português e matemática.

De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, na terça-feira (6), o presidente reúne-se com os governadores do país para discutir o Programa de Aceleração do Cresicmento (PAC).

Os governadores já apresentaram ao governo federal 14 reivindicações relativas ao plano, entre elas, o repasse de recursos da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para estados e municípios. Atualmente, toda a arrecadação fica com a União.

Na sexta-feira (9), Lula recebe em São Paulo o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Os dois vão conversar sobre a produção de combustíveis alternativos, como o etanol.

Durante a semana, Lula tem encontro também com o presidente alemão, Horst Köhler, que visitará o Brasil. No Rio de Janeiro, o presidente Lula participa de cerimônia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e assina medida provisória liberando R$ 100 milhões para os Jogos Pan-Americanos, como informou o governador do estado, Sérgio Cabral.

Um comentário:

Mackenzie Melo disse...

Oi Bel,

Obrigado pela informação sobre favela. Não conhecia a origem da palavra. Você foi uma ótima fonte pra mim... :)

Quanto à educação, sábado passado eu estava assistindo ao programa de Serginho Groissman na Globo e vi a entrevista com Ziraldo. Gostei da proposição dele para melhorar a educação fundamental. Uma coisa simples, mas que creio ajudaria bastante o nível de leitura, escrita, interpretação e compreensão de texto das crianças.

Ele acha que todas as escolas de nível Fundamental deveriam fazer com que as crianças escrevessem um diário, como o próprio nome diz, todos os dias. Nem que fosse apenas "Hoje eu briguei com meu pai", mas que se elas começassem desde cedo a escrever e a colocar as suas idéias para fora pela escrita, o que ajudaria bastante a desenvolver várias áreas adormecidas na criança.

Concordo plenamente com ele. Não que só isso vá resolver tudo, claro que não, mas escrever, ler e contar - ou seja, português (língua) e matemática - são mais do que necessários, são fundamentais e indispensáveis para boa formação do ser humano. A partir daí, toda a formação do estudante fica mais fácil, bem mais fácil.

Ah, adorei também o jeito como você terminou o seu post sobre o Rio de Janeiro "bjos com gosto de pão de açúcar". :)

Beijão